DIY SMS / Controlador Remo MarkIII

O projeto

Eu comprei recentemente o Galactic Protector para o meu console SMS japonês sem
 saber que um controlador de remo foi obrigado a jogar. 
O controlador de remo para
 Sega Master System, o número da peça HPD-200, foi vendido apenas no Japão na
época. 
Hoje ele é vendido a um preço que não estou disposto a pagar em um popular
 site de leilões então eu decidi construir o meu próprio.


HPD-200 da pá da Sega

HPD-200 da pá da Sega

O remo raphnet.net!

O remo raphnet.net!



Especificações:
  • Funciona como o padrão Sega HPD-200 remo.
  • Funciona em SMS japonês e consoles MarkIII.
  • Compatível com os sistemas não-japonês [1]
  • Modo especial "exportação paddle" [2]
  • circuito muito simples.
[1] Alguns jogos japoneses com suporte de parede, quando usado em um SMS não-japonês ou Genesis console / Megadrive, irá detectar o console não é japonês e, em seguida, esperar uma "pá de exportação" para ser usado. Uma vez que a "pá de exportação" funciona de forma diferente, uma pá japonês (HPD-200) não pode ser usado. [2]Mesmo que o "paddle exportação" tem, tanto quanto eu sei que nunca foi comercializado pela Sega, muitos jogos incluem o código para apoiá-lo . Não parecia muito difícil de modo a permitir que esses jogos para ser jogado I também implementou um modo de "exportação da pá".



As fotos

Eu poderia simplesmente ter perfurado duas aberturas em um pedaço de madeira, plástico ou metal para instalar um potenciômetro e um botão. Mas desde que eu tenho uma impressora 3D, eu não posso resistir planeamento das instalações ligeiramente mais elaborados. Resultado final:


pá raphnet.net

pá raphnet.net

pá raphnet.net

pá raphnet.net

Jogando Galactic Protector

Jogando Galactic Protector

jogando Outrun

jogando Outrun



Montagem:



O conceito:
O conceito

O conceito

O conceito

O conceito

O conceito

O conceito

o Burton

o Burton

visão de corte do botão instalado

visão de corte do botão instalado



Aqui estão os arquivos STL para aqueles que gostariam de construir o mesmo recinto: sms_paddle2_body-main.STL (parte principal) sms_paddle2_body-button.STL (Botão) sms_paddle2_body-knob.STL (Knob) Algumas notas relativas a estes modelos 3D :





  • O gabinete é projetado para ser usado com um potenciômetro Vishay 657-0-0-203 e Omron D2F-01 micro-interruptor. I você deve usar componentes diferentes, compare as suas dimensões para confirmar que eles se encaixam, ou modificar os modelos 3D antes de imprimir.
  • Os ganchos de botão de pressão quebrar facilmente. Ao instalar o botão de pressão, eu recomendo o aquecimento dos ganchos para amolecer o plástico, permitindo que ela se dobre. Assim que o botão está no lugar, de forma rápida endireitá-los antes do endurecer.
  • O botão está no eixo do potenciômetro equipado-prima. Se a sua impressão é muito apertado, aumentar o diâmetro do furo por perfuração utilizando sucessivamente brocas maiores.



esquemático


Clique no esquema para uma versão mais nítida.


Minha placa de circuito multiuso, PCB2 multiuso , é perfeito para este projeto. Aqui está um diagrama que mostra como usá-lo:






firmware

É claro que, o micro-controlador tem de ser programados ou nada funcionará:
Arquivos) Encontro Descrição
sms_paddle-1.0.tar.gz (2,3 kb)
 
sms_paddle-1.0.hex (619 B)


21 de fevereiro
de 2015 (sábado)
Lançamento inicial.



Como funciona

A posição do botão sobre a pá é convertido para um valor digital de 8 bits e, portanto, tem 256 valores possíveis. O valor atual é transmitida para o console em dois blocos de 4 bits (nibbles). Os quatro fios normalmente utilizados para o direcional são usados ​​para este (DB9 pino de 1 a 4).

O remo HPD-200

HPD-200 sinais de remo da Sega qual conjunto de 4 bits está sendo transmitida através da variação do estado de pino 9 (normalmente utilizado para o botão 2). Um nível lógico baixo indica uma baixa ordem bits são transmitidos (0 a 3) e um nível elevado indica bits de ordem superior (4 a 7) são transmitidos. Para cada amostra da posição do botão atual, o remo envia os bits de ordem antes de bits de ordem superior. O sinal no pino 9 tem uma frequência de 8 kHz. 

O "paddle exportação"

O remo de exportação funciona um pouco diferente, permitindo que a consola de jogos seleccionar o conjunto de bits de interesse através do pino 7. O remo reage ao estado do pino 7, colocando o conjunto solicitado de 4 bits nos pinos 1-4 e atualizando o estado de pino 9 para refletir o pino 7 (handshake?). De acordo com minhas experiências, a pá deve fazer o conversão de analógico para digital no pino 7 queda de flanco. (De outro modo, em alguns casos e dependendo do movimento exacto do jogador fizer, valores muito erradas podem ser recebidos pelo jogo)


(Nota: O diagrama acima é representativo do que o meu firmware faz e não necessariamente coincidir com o que Sega fez ou pretende fazer para o chamado pá de exportação não tenho um controlador de referência para verificar se a minha aplicação está correta, mas. ele parece funcionar ...)

Há alguns anos atrás eu tive uma HPD-200 remo em casa por alguns dias. Aqui estão algumas fotos de suas entranhas:




jogos testados

Jogo Console Modo Resultados
protector Galactic (JP) SMS japonês HPD-200 Está bem
protector Galactic (JP) Norte-americano Genesis pá de exportação Está bem
Outrun (US) adaptador de cartucho SMS japonesa + HPD-200 Está bem
resgate Megumi Everdrive + SMS australiano HPD-200! Está bem
corrida super Everdrive + SMS australiano N / D Não está funcionando

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